Totem Poles

Os Totens Poles (Postes) são ótimos exemplos de arte indígena canadense – essa antiga prática da escultura totem tem sido transmitida através das gerações, como forma de preservar a história do património natural local, bem como honrar os rituais tribais e espíritos sagrados dos povos antigos.

Cada figura esculpida no poste tem um significado. No geral, um totem se refere à uma história real ou mítica. Pode ser também o brasão de uma família nativa ou seu histórico familiar.

Essas fotos são do Stanley Park, de Vancouver, o terceiro maior parque urbano da America do Norte (maior até que o famoso Central Park, em NY).

Algumas tribos faziam totens gigantes parecidas com figuras humanas como forma de “receber bem” (welcome) as pessoas na sua casa ou na tribo. Outras tribos esculpiam grandes figuras humanas para representar ancestrais e espíritos.

Alguns totens eram colocados em frente a casas de chefes mortos como forma de homenagiá-los. Haviam também totens que carregavam, no seu topo, os restos mortais de pessoas importantes.

Por fim, haviam postes que serviam apenas como colunas de decoração dentro de algumas casas, e não tinham nenhum significado.

Muito interessante! Uma mistura de história e arte..

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s