Vik Muniz

Vicente José Muniz, mais conhecido como Vik Muniz, nasceu em 1961, em São Paulo e hoje mora em NY.

Começou sua carreira como escultor no final dos anos 80 depois de ter se mudado do Brasil para Chicago, logo antes de ir para New York.

Seus primeiros trabalhos, muitas vezes, envolviam trocadilhos visuais e piadas. Sua obra mais famosa deste período é “SkullClown”:

O trabalho de Vik Muniz começa a tomar forma com o projeto Melhor da Vida de 1990, no qual repetiu fotos de um livro chamado “O Melhor da Vida”, de memória, depois de perdê-lo em uma jogada. Os desenhos foram posteriormente fotografados e mostrados como fotografias, uma prática que Vik segue até hoje.

Em seguida, fez a série Equivalentes, em 1993, Fotos de Fio, em 1994 e Quadros de Linha, em 1995, no qual desenvolveu o outro aspecto do seu estilo característico, qual seja, fazer desenhos de materiais não relacionados à arte, como fios, algodão, entre outros.

Este processo de fazer desenhos de materiais não-tradicionais e depois fotografá-los tem sido fundamental para o trabalho Vik Muniz desde então. Em 1996, ele fez “Crianças de Açucar”, trabalho pelo qual recebeu elogios da crítica. A partir dai ficou conhecido no mundo da arte e foi convidado a participar na Exposição de fotografia 1997-1998 no Museu de Arte Moderna de Nova York.

Chocolate e +

Vik Muniz ficou mais popular pela sua série Chocolate e, em 2006, Fotos de Junk..

Vik, no entanto, não se limita apenas a esses materiais.. ele vai muito mais além! Começou a fazer trabalhos com caviar, pó, diamantes, papel, terraplanagem e pigmento.. apenas para citar alguns) e já expôs seu trabalho em importantes museus e galerias em todo o mundo.


Para apreciar a obra completa do artista, compre o livro de Vik Muniz, de 1987 – 2009.. Vik é o único artista vivo a lançar um livro com sua obra completa.

Apesar de viver nos EUA, podemos falar com propriedade que Vik Muniz é um orgulho brasileiro!

Anúncios

Uma resposta em “Vik Muniz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s