Adeus a Richard Hamilton

Richard Hamilton, o pintor cuja obra se tornou um ponto de referencia do British Pop Art, faleceu na manhã de hoje aos 89 anos de idade. A morte do artista foi anunciado pela Galeria Gagosian, que representa o seu trabalho. Não se sabe ainda a causa da morte.

O artista britânico que superou Andy Warhol no Pop Art, começou a estudar arte nos cursos noturnos da St. Martin’s School of Art, enquando trabalhava como desenhista e designer industrial. Logo em seguida, entrou na Royal Academy e acabou sendo professor da St. Martin, após a Segunda Grande Guerra. Como membro do British Independent Group, Hamilton foi líder do movimento Pop. Foi pioneiro também na técnica de re-utilização de imagens de revistas e outras formas de publicidade impressa em pinturas e esculturas.

Conhecido pelo seu poder de criação que se referia à cultura consumista pós-guerra, Hamilton foi, provavelmente, mais conhecido pelo trabalho “Just What Is It That Makes Today’s Homes So Different, So Appealing?”, que tratava-se de uma colagem de um modelo fisioculturista no meio de uma sala de estar. Tendo um ponto de largada na cultura pop uns 10 anos antes de Andy Warhol, este trabalho foi apresentado na exposição “This is Tomorrow”, na Galeria Whitechapel. Foi a partir dai que Hamilton virou uma estrela internacional.

Hamilton era muito ligado à política e frequentemente se referia ao ativismo social em suas obras. Em 1964, ele pintou um retrato que satirizava o então líder do Partido Trabalhista, Hugh Gaitskell, como forma de rejeição a uma política de desarmamento nuclear. Entre  1981 e 1983 ele criou uma trilogia de pinturas com base no tratamento de presos políticos pelo Exército Republicano Irlandês.. apenas para citar algumas.
Antes de sua morte, o artista estava trabalhando em uma retrospectiva e era esperado que viajasse a Los Angeles, Filadélfia, Londres e Madrid nos próximos anos (2013/2014) para divulga-la.
A Gagosian Gallery, em sua declaração, destacou o senso de humor, energia, brilho e modéstia, que faziam parte do caráter inato do artista. Hamilton Larry Gagosian é citado dizendo: “Este é um dia muito triste para todos nós e nossos pensamentos estão com a família de Richard, particularmente para sua esposa Rita e seu filho Rod”.
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s